terça-feira, 20 de agosto de 2013

Introdução

A criação do blog tem o objetivo de além de ser um trabalho acadêmico, conscientizar e transmitir informações sobre saúde ocupacional e segurança do trabalho. Uma breve introdução sobre segurança do trabalho para posteriormente aprofundarmos sobre o assunto das mais diferentes formas de fonte de pesquisa. De acordo com Chiavenato (1999), segurança do trabalho é um conjunto de medidas técnicas, e educacionais, médicas e psicológicas usadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras dos ambientes quer instruindo ou convencendo as pessoas da implementação de práticas preventivas.




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

É preciso saber viver...

Cuide de você, doença é coisa séria. Tenha cuidado, use equipamentos de segurança, siga as regras da empresa, se informe... Não espere acontecer para tomar providência... Se a empresa onde trabalha não segue as NRs: fale, cobre, denuncie... pois quem pagará a conta mais tarde será você ou um de seus colegas de trabalho. A escolha de ter a vida e uma aposentadoria tranquila é SUA.

"...É preciso ter cuidado, pra mais tarde não sofrer. "


Doenças ocupacionais mais comuns

Muitas são as doenças causadas por acidentes de trabalho, ações preventivas são estimuladas para evitar o aumento desse problema, porém não são todas empresas que dão devida importância e procuram proteger a saúde do trabalhador. Pensando nisso, esse blog vem alertar mostrando as doenças ocupacionais mais comuns.

* Doenças das vias aéreas: São substâncias agressivas que após inaladas permanecem no pulmão provocando desconfortos tais como, tosse, falta de ar, espirros, dores no peito, entre outros sintomas. Ex: Amianto, substância esta que foi proibida pelos graves problemas de saúde que causa ao trabalhador e aos consumidores.

* Perda auditiva relacionadas ao trabalho: Perda gradual da audição decorrente da exposição contínua a níveis elevados de ruídos.

* Intoxicação exógenas:
Agrotóxicos:  Além de provocar danos a saúde também provoca danos ao meio ambiente.
Chumbo: A exposição contínua a esse material provoca, a longo prazo, um tipo de intoxicação que varia de acordo com o tempo de exposição, Fatores individuais (idade e condições física) e as condições ambientais ( umidade e ventilação) a qual era exposto.
Mercúrio: Contato se da por meio da inalação, mais comum a pessoas que trabalham com fabricação de tintas e extração mineral.
Solventes químicos: são tóxicos e agressivos, podem contaminar trabalhadores de refinarias de petroleo e indústria de transformação.

* Ler Dort: Causadas pelo trabalho fazendo movimentos repetitivos, má postura, estresse, esforço excessivo. Afeta principalmente os nervos, músculos e tendões.

* Dermatoses ocupacionais: Afeta a pele, é causadas através do contato com agentes químicos, pode causar irritações ou até mesmo uma alergia.

Não seja imprudente, sua vida vale mais que uma brincadeira!






domingo, 18 de agosto de 2013

Precariedade no trabalho

Para um bom rendimento no trabalho, deve ser respeitado antes de tudo as condições e ferramentas adequadas para cada função.Situações precárias podem ser observadas ainda no século XXI com uma frequência assustadora.

Este blog foi criado por um grupo de alunas do Recursos Humanos, e acredito que uma das missões envolvidas na profissão que estamos escolhendo é justamente reverter este quadro atual, proporcionando para os empregados condições satisfatórias no ambiente de trabalho.


Ginástica Laboral


A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. A ginástica se baseia basicamente em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhado, lembrando que é feita sempre orientada por um fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou educador físico. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário .
Benefícios da ginástica laboral para o funcionário:


  • Alivia o estresse.
  • Melhora a postura do corpo.
  • Melhora a saúde.
  • Diminui o sedentarismo.
  • Diminui as tensões adquiridas no trabalho. 
  • Previne Lesões.
  • Previne doenças causadas por trauma cumulativo. 
  • Aumenta a motivação.

Saúde + Segurança + Benefícios + Resultados


Ergonomia




O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.

A norma regulamentadora que trata a Ergonomia é a NR 17.

EPI... é preciso usar!


O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.


Exames Ocupacionais




Exames Ocupacionais
Os exames ocupacionais permite que o empregador tenha controle da saúde e das condições do empregado, desde admissão até o se desligamento da empresa. É importante que estes  exames sejam feitos dentro do prazo estipulado. Segue abaixo os exames com uma breve descrição:
Admissional: deve ser realizada antes da admissão, a finalidade é avaliar a condição física do trabalhador e a compatibilidade de exercer a função determinada na vaga.
Demissional: deve ser realizada até a data do desligamento do trabalhador, a finalidade é demonstrar que o desligamento ocorre sem que o trabalhador esteja sem nenhuma sequela ou doença que poderia ser provocada pela função exercida dentro da empresa.
Mudança de função: deverá ser realizado sempre que houver troca de função, é necessário que seja antes da alteração da função, a finalidade é avaliar se o trabalhador está apto fisicamente para a função que irá exercer após a troca da função.
Periódico: é o exame que deverá ser realizado conforme a periodicidade estabelecida pelo PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) da empresa, podendo ser anual, semestral, bienal ou em período determinado pelo médico do trabalho.

Ciclo Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional


sábado, 17 de agosto de 2013

Normas Regulamentadoras


NR 01 Disposições Gerais
NR 02 Inspeção Prévia
NR 03 Embargo ou Interdição
NR 04 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
NR 05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
NR 06 Equipamentos de Proteção Individual - EPI
NR 07 Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional
NR 08 Edificações
NR 09 Programas de Prevenção de Riscos Ambientais
NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
NR 11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
NR 12 Regulamento Técnico de Procedimentos para Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e outras Rochas
NR 13 Caldeiras e Vasos de Pressão
NR 14 Fornos
NR 15 Atividades e Operações Insalubres
NR 16 Atividades e Operações Perigosas
NR 17 Ergonomia
NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
NR 19 Explosivos
NR 20 Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.
NR 21 Trabalho a Céu Aberto
NR 22 Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração
NR 23 Proteção Contra Incêndios
NR 24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
NR 25 Resíduos Industriais
NR 26 Sinalização de Segurança
NR 27 Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no MTB
NR 28 Fiscalização e Penalidades
NR 29 Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário
NR 30 Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário
NR 31 Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura
NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde
NR 33 Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados
NR 34 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval
NR 35 Trabalho em Altura
NR 36 Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados





.





quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EPI... Este sim salva vidas!

Pra que se expor e correr o risco de sofrer um acidente de trabalho?
Pra que confiar apenas na sorte?
Confie no seu EPI, este sim pode te trazer segurança!

Seja prudente...
Seja consciente...
Seja inteligente...

PROTEJA-SE!


Faça sua parte

USAR EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA NÃO É UMA OBRIGAÇÃO É UM DEVER.






Produtos químicos



Não corra risco, conheça os produtos químicos antes de manuseá-los.

A FISPQ foi criada para fornecer informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substância ou preparados) quanto à proteção, à segurança, à saúde e meio ambiente.Em alguns países, essa ficha é chamada Material Safety Data Sheet, MSDS.


Responsabilidades:
Fornecedor: manter a FISPQ sempre atualizada e tornar disponível ao usuário/receptor a edição mais recente.
Usuários: agir de acordo com uma avaliação de risco, tomando as medidas de precaução necessárias, e as recomendações relevantes das FISPQs.

Vias de penetração dos produtos químicos no corpo humano:
Respiratória - atingem as vias aéreas superiores podendo atingir os pulmões (gases, vapores, poeiras, fumaças, etc.)
Cutânea - Há vários grupos que penetram pelos poros fixando-se no tecido adiposo subcutâneo, podendo atingir a circulação sanguínea.
Digestiva - os casos encontrados são de manifestação dentária, da mucosa, tubo digestivo e fígado. Certos hábitos tais como roer as unhas ou limpá-las com os dentes são as principais causas de ingestão de substâncias químicas.

Classes de produtos químicos:
Todos os produtos químicos são divididos em classes:
Inflamáveis (Solventes)
Corrosivos
Tóxicos
Ácidos
Alcalinos
Irritantes
Oxidantes
A mistura de produtos de classes diferentes pode ocasionar reações químicas indesejáveis!

Cuide para que as regras sejam cumpridas!
Dessa forma você estará garantindo a SUA segurança e de seus colegas de trabalho.




terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mensagem de conscientização ao trabalhador


Saúde do trabalhador


A preocupação com a saúde do trabalhador surgiu após a substituição de grande parte dos trabalhos feitos de forma artesanal para o industrial. Com essa revolução aumentou o nível de acidentes de trabalho e diminuiu consideravelmente a durabilidade do trabalhador. Com intuito de controlar e reduzir o número de acidentes foi criada medidas para conscientizar e proteger o trabalhador de possíveis acidentes de trabalho.

A Organização Mundial de Saúde define que: "A Saúde Ocupacional tem como finalidade incentivar e manter o mais elevado nível de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as profissões; prevenir todo o prejuízo causado à saúde destes pelas condições de seu trabalho; protegê-los em seu serviço contra os riscos resultantes da presença de agentes nocivos à sua saúde; colocar e manter o trabalhador em um emprego que convenha às suas aptidões fisiológicas e psicológicas e, em resumo, adaptar o trabalho ao homem e cada homem ao seu trabalho".